TEXTO SOBRE O NOVO AMBIENTE ORGANIZACIONAL, EXTRAÍDO DO SITE DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - FGV
Só
com mudanças as empresas se salvam
As empresas que
resistiram às inovações mercadológicas, servindo como casa de repouso para seus executivos acomodados, não sobreviverão
ao atual estágio do mercado.
A hesitação
demasiada de muitos empresários e executivos para efetuar modificações
organizacionais inevitáveis, exigidas pela evolução competitiva, está
provocando o fracasso de inúmeras empresas. Mesmo com as vendas em queda e
perda de mercado muitos ainda persistem em continuar utilizando tecnologias obsoletas,
sistemas administrativos ineficientes e equipe sem qualificação.
É crucial dar
atenção aos fatores que, na última década, estão forçando as empresas a mudar
seus procedimentos: a globalização da economia, as exigências de qualidade,
concorrência, novos produtos, terceirização.
A globalização da
economia passou a exigir maior capacidade competitiva de todas as empresas. O
mercado das empresas é o mundo inteiro: de carros a computadores, todos são
distribuídos mundialmente. Nenhuma empresa pode pensar seu modo de atuação
regionalmente, pois de alguma forma será afetada pelas políticas mundiais de
comércio. Se ela não conquistar novos mercados, os concorrentes virão para cá e
tomarão seu espaço.
As exigências de
qualidade também modificaram os comportamentos empresariais. Consumidores,
empresas e indivíduos exigem de seus fornecedores qualidade dos produtos, e nas
relações empresas-mercado comprometimento ecológico e social...
As negociações
tornam-se mais difíceis, os clientes exigem preço e qualidade. Os compradores
tornaram-se exigentes e impõem requisitos que apenas fornecedores organizados e
competentes conseguem atender. Os demais fornecedores, que possuem um fraco
sistema de marketing, estão decretando sua exclusão do mercado paulatinamente.
Ou as empresas tornam-se competitivas ou fecham!
Administradores
tiveram que modificar seu modo de pensar para adaptarem-se a essa nova
realidade. A estrutura das organizações teve que ser modificado para que cada
função ou departamento funcione como um elo de um sistema de desenvolvimento e
distribuição de produtos e serviços. Cada departamento contribuindo para
agregar valor ao produto final. A estrutura piramidal passou a não funcionar
dentro desse esquema, sendo substituída por uma estrutura linear, ou matricial,
composta por diversas unidades de serviço.
O trabalho em
equipe passou a ser fundamental para o sucesso da organização e cada indivíduo
passou a ver seu companheiro como um cliente. Cada profissional teve que buscar
possuir uma visão generalista para entender a importância de sua função dentro
da organização e do mercado.
A empresa que
resistiu a essas inovações mercadológicas e às tecnológicas, servindo como casa de repouso onde se recebe um salário no
final do mês para executivos acomodados, passou a não sobreviver neste
cenário. E aquelas que ainda insistem em resistir, ganharam uma sobrevida
apenas.
Ou mudam ou
desaparecem.
Fonte
SANTANA, José. Só
com mudanças as empresas se salvam. [S.l.: s.n].
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